Episódio #20 – Tecnologia e Mobilidade

Descrição:

Tecnologia e Mobilidade – com Leandro Aliseda, Diretor Geral da Via Latam e Portugual

Conteúdo

Tecnologia e Mobilidade – com Leandro Aliseda, Diretor Geral da Via Latam e Portugual

 

O modelo de negócio da Via

A Via é uma empresa fundada em 2012, nos Estados Unidos, por dois empreendedores israelenses que tiveram a ideia de criar uma plataforma para usar, de maneira mais eficiente, através da criação de uma plataforma, a infraestrutura que já estava presente na mobilidade das cidades. Basicamente, foi criada uma roteirização automática com base nas origens e destinos similares de pessoas que estavam utilizando determinado meio de transporte.

O primeiro serviço da plataforma foi lançado em Nova York, por aplicativo e compartilhado, utlizando a tecnologia para realizar a locomoção e agregação de usuários. Algo inovador para a época e que, posteriormente, acabou chamando a atenção dos demais players do mercado.

Atualmente, a Via deixou de ser um operador de transporte para se tornar um provedor da tecnologia, beneficiando os demais stakeholders e permitindo que eles possam usar o transporte por demanda compartilhado.

 

A importância da tecnologia e do transporte público

É evidente que,  a Mobilidade Urbana teve um desenvolvimento tecnológico muito abaixo, se comparado a outras indústrias, e isso afeta a mesma como um todo. Mas o principal fator de mudança da Mobilidade Urbana, segundo Leandro Alisseda, é a “conscientização da importância do transporte público“.

 

Aspectos que poderiam fomentar o uso do transporte público

  • quando o veículo vai chegar;
  • tarifas integradas;
  • modais integrados;
  • segurança;
  • visibilidade do sistema como um todo;
  • agências com papéis mais importantes na organização do sistema de transporte das cidades.

 

Transit Tech, Civic Tech e Mobilidade Pública

Transit Tech é relacionado à microtransit (transporte responsivo à demanda) que é diferente de micromobility (meios de transporte de distâncias curtas). Na visão Leandro Aliseda, “O Transit (Tech) implica em um compartilhamento desse modal (se referindo ao microtransit) e uma integração desse modal dentro das cidades.”

O conceito de Civic Tech significa algo maior. De maneira resumida, são iniciativas tecnológicas que servem para intermediar as relações entre cidadão e governo. Neste caso, o conceito de Transit Tech está dentro de Civic Tech, que se expande para setores além da Mobilidade Pública.

 

Regulação e impostos no transporte

Em relação ao transporte, do ponto de vista da Administração Pública, o problema, segundo Leandro Aliseda, acaba não sendo tanto a questão regulatória, mas sim a priorização dos orçamentos das cidades, estados e Ente Federativo. O Brasil não possui fundos exclusivos para o investimento em Transporte e Mobilidade, diferente dos Estados Unidos, por exemplo.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional