
Episódio #20 – Tecnologia e Mobilidade
Descrição:
Tecnologia e Mobilidade – com Leandro Aliseda, Diretor Geral da Via Latam e Portugual
Conteúdo
Tecnologia e Mobilidade – com Leandro Aliseda, Diretor Geral da Via Latam e Portugual
O modelo de negócio da Via
A Via é uma empresa fundada em 2012, nos Estados Unidos, por dois empreendedores israelenses que tiveram a ideia de criar uma plataforma para usar, de maneira mais eficiente, através da criação de uma plataforma, a infraestrutura que já estava presente na mobilidade das cidades. Basicamente, foi criada uma roteirização automática com base nas origens e destinos similares de pessoas que estavam utilizando determinado meio de transporte.
O primeiro serviço da plataforma foi lançado em Nova York, por aplicativo e compartilhado, utlizando a tecnologia para realizar a locomoção e agregação de usuários. Algo inovador para a época e que, posteriormente, acabou chamando a atenção dos demais players do mercado.
Atualmente, a Via deixou de ser um operador de transporte para se tornar um provedor da tecnologia, beneficiando os demais stakeholders e permitindo que eles possam usar o transporte por demanda compartilhado.
A importância da tecnologia e do transporte público
É evidente que, a Mobilidade Urbana teve um desenvolvimento tecnológico muito abaixo, se comparado a outras indústrias, e isso afeta a mesma como um todo. Mas o principal fator de mudança da Mobilidade Urbana, segundo Leandro Alisseda, é a “conscientização da importância do transporte público“.
Aspectos que poderiam fomentar o uso do transporte público
- quando o veículo vai chegar;
- tarifas integradas;
- modais integrados;
- segurança;
- visibilidade do sistema como um todo;
- agências com papéis mais importantes na organização do sistema de transporte das cidades.
Transit Tech, Civic Tech e Mobilidade Pública
Transit Tech é relacionado à microtransit (transporte responsivo à demanda) que é diferente de micromobility (meios de transporte de distâncias curtas). Na visão Leandro Aliseda, “O Transit (Tech) implica em um compartilhamento desse modal (se referindo ao microtransit) e uma integração desse modal dentro das cidades.”
O conceito de Civic Tech significa algo maior. De maneira resumida, são iniciativas tecnológicas que servem para intermediar as relações entre cidadão e governo. Neste caso, o conceito de Transit Tech está dentro de Civic Tech, que se expande para setores além da Mobilidade Pública.
Regulação e impostos no transporte
Em relação ao transporte, do ponto de vista da Administração Pública, o problema, segundo Leandro Aliseda, acaba não sendo tanto a questão regulatória, mas sim a priorização dos orçamentos das cidades, estados e Ente Federativo. O Brasil não possui fundos exclusivos para o investimento em Transporte e Mobilidade, diferente dos Estados Unidos, por exemplo.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional