Episódio #33 – Caminhões autônomos já são uma realidade

Descrição:

Quanto mais tecnologia, mais qualidade de vida para o trabalhador.

No Transportar é Preciso de hoje, conversamos com Huber Mastelari, Diretor Geral da LOTS Latin America. A LOTS é a divisão de tecnologia do grupo Scania focada em desenvolver e operar a solução para os futuros veículos autônomos, chamados de sistemas autônomos de transporte.

Os veículos autônomos são um grande salto tecnológico de eficiência e produtividade, pois podem maximizar as horas trabalhadas de uma máquina sem colocar em risco a saúde do motorista ou do operador.

Contudo, para implantar os veículos autônomos nas grandes operações, é necessário olhar primeiro para a tecnologia de melhoria dos processos básicos.

Melhorar os processos de logística mais básicos pode aumentar a eficiência de uma operação em até 20%, tanto na produtividade quanto na sustentabilidade.

Desde os problemas nas balanças de carga até na maneira como o condutor dirige, usamos telemetria e digitalização de processos para otimizar o tempo gasto na fila da balança, além de economizar combustível simplesmente em indicar a melhor forma de dirigir.

A LOTS também usa inteligência artificial para entender melhor os motoristas e reduzir eventos de fadiga, com o objetivo de melhorar a segurança dos trabalhadores.

A atuação não fica apenas dentro das empresas, e a LOTS tem um forte lado social focado em pessoas, que auxilia os motoristas dentro e fora da empresa para uma melhor qualidade de vida.

Assista ao episódio e veja qual o futuro das operações autônomas de logística!

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional